Restauração do sentido da autoridade

Em todos os graus da escala social, na vida familiar como na vida profissional, se impõe a restauração do sentido da autoridade, e em contra-partida a reeducação do espírito de disciplina.

“A disciplina, diz velho adágio militar, é a força dos exércitos”. É também a força principal duma nação que não quer perecer. O levantamento nacional exige a colaboração e a adesão de todos.

Existem, decerto, muitos caminhos para sair duma floresta na qual alguém se perdeu. No entanto, o que deve tomar-se é aquele que o chefe, devidamente mandatado, escolher. Teoricamente, é possível conceber outras rotas talvez preferíveis, mas a melhor, na realidade, é a que o chefe tiver indicado, c precisamente por ele a ter indicado. Sc cada qual, ao sabor da sua fantasia ou do seu sentimento, seguisse por seu lado, seria o suficiente para desfazer o grupo c dar-lhe a morte, como tal, dentro cm pouco.

Por outro lado, o chefe possui elementos de informação que seus subordinados ignoram. Tendo prudentemente tomado a sua decisão, deve ficar certo de que será seguido, porque não pode aplicar ao bem geral as suas faculdades de chefe se não tem a certeza absoluta neste ponto.