Excelente método de comando

A firmeza é um excelente método de comando quando é uma maneira de ser habitual, mas pouco eficaz quando procede por lances inconsiderados. O chefe tem o direito de ser exigente, mas evite os acessos bruscos de cólera, mantenha a firmeza na serenidade.

O chefe deve merecer a reputação de alguém que sabe o que quer, querendo-o até ao fim – o que não impede de, ao mesmo tempo, ser capaz de ouvir um parecer justificado de seus subordinados e de corrigir os erros das suas decisões ou das suas directrizes.

Não há nada tão prejudicial como a fraqueza e a lassidão, e nada mais humano do que a firmeza. Os regimes de pusilanimidade são os que ficam mais caros ao mundo e, decididamente, são aqueles que podem acabar e que realmente acabam em atrocidade. Não gosto que esteja no poder um homem bondoso. Deus permita que os nossos chefes sejam firmes, é tudo quanto lhes pedimos. Não há nada mais perigoso para o súbdito do que a bonomia do superior. (Péguy)

Continuai até que tenhais obtido qualquer resultado. Nada se abandona, enquanto se não chegou ao fim. Quando não se obtém resultado, nada feito. Há que chegar ao fim.
(Foch)